Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de abril de 2012

O símbolo da Fisioterapia


                           O significado da símbologia 






A serpente, duas entrelaçadas em um raio, é há milênios associada a sabedoria e a transmissão e utilização do conhecimento aprendido de forma sábia. Serpentes representam o curso da energia no corpo humano, na mesma direção que se postam as serpentes, a energia termina na cabeça onde se encontra toda a concentração vital. 
Estão entrelaçadas para demonstrar o elo entre os atributos da natureza humana, social e profissional. A aplicação das serpentes representa a integração das matérias e atividades de formação profissional básica, específica e complementar. 
O raio, com seu brilho intenso, é utilizado para transmitir e identificar os valores e práticas corretas da vida.


Outros significados : 

  • A serpente representa a busca do conhecimento e do saber;
  • A cor verde simboliza a saúde;
  • O raio entre as serpentes remete a união entre a consciência individual e as técnicas utilizadas pela terapia (técnicas elétricas) e sua cor amarela significa luz e claridade. 
A marca da Fisioterapia foi desenvolvida sob a supervisão do Fisioterapeuta Dr. Carlos Alberto Esteu Tribuzy que é conselheiro-suplente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. 



De acordo com a Resolução Coffito 232/2002, o símbolo oficial da Fisioterapia caracteriza-se por:

a) Raio - com comprimento de 9.5/10 do eixo maior interno do Camafeu (elipse), tendo nas extremidades superior e inferior largura zero e em sua parte mais ampla 0.5/10 do eixo citado; com impressão em 4 (quatro) cores, em escala CMYK na cor dourado (C7/M3O/Y100/K15);

b) Serpentes - enrolar-se-ão no raio de cima para baixo, uma da esquerda para a direita e a outra da direita para a esquerda em forma elíptica, passando pela frente, por trás, pela frente e parte superior e inferior do raio respectivamente, tendo a maior distância entre elas de 4/10 do eixo maior interno do Camafeu e na parte superior da extremidade do raio à distância de 1.2/10 do eixo maior interno do Camafeu e na parte inferior da extremidade do raio à distância de 0.3/10 do eixo maior interno do Camafeu, com impressão em 4 (quatro) cores, escala CMYK, nas cores: verde (C100/M0/Y90/K40) e preta (K100);

c) Camafeu – terá na borda a largura de 0.5/10 do seu eixo maior interno (eixo vertical) e, no seu eixo menor interno (eixo horizontal) o comprimento de 8/10 da referida medida com impressão de sua borda em quatro cores, escala CMYK, nas cores: marrom (C60/M70/Y80/K10) e preta (K100), em fundo branco;

d) A inscrição das palavras Fisioterapeuta ou Fisioterapia terá o comprimento de 2.4/10 e 2/10 do eixo maior interno do Camafeu respectivamente, arqueado para baixo, acompanhando a linha do desenho, com impressão a 4 (quatro) cores em escala CMYK, na cor preta (K100).

Este símbolo poderá ser usado:
  • no âmbito do Sistema Coffito/Crefitos; 
  • nas Forças Armadas, nas Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares como insígnia profissional de indivíduo com patente de oficial, graduado em grau universitário superior em Fisioterapia; 
  • por profissionais Fisioterapeutas com registro no seu Conselho Regional; e 
  • por pessoas físicas ou jurídicas, desde que expressamente autorizadas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário